segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Passado, presente

Em dias como este, a melancolia apodera-se do meu corpo, os meus olhos já não sabem disfarçar sonhos acordados com o passado, eles são janelas secretas que te posso revelar.
Perco-me pelas ruas mais vividas noutros tempos, que são agora um mero artificio de memória, já te vejo fácil e de deitar fora.
A globalização transforma uma cidade de traço forte, numa roupa da moda, serás outra que agora vivo, uma menos leal ou real?
Aquela que se via viver das fachadas é fachada banal da cidade turística europeia.
Tem mares de gentes, bares de vozes, estátuas humanas e postais ilustrados para esses com dinheiro e turistas de calções e varizes à vista.
Alucinações de marketing, publicidade enganosa e falsos sentimentos de conforto.
Ou serei eu o português tipo?
Inconformado, saudosista, o dos heterónimos, aquele que se gostaria de conhecer através dos outros, ou reconhecer o que sabe de si noutro.
Aquele ser capaz de um pessimismo extremo e de um exacerbado optimismo. Pode ser, posso ser esse…
Sou múltiplo, não me consigo definir como um só, mas, como uma variedade de personagens, quem não se definiu mas sabe o que é.
Esquizofrénico, bipolar? Simplesmente complexo, completo, não tenho uma alma monocórdica, tenho opinião.
Sou racional e naturalista, futurista e velho do Restelo.
Depende para que lado acordo. Complicado? O que separa o amor do ódio? Empenho?
O pior que me podem fazer é oferecer-me aquele livrinho tão bom de auto-ajuda que só me fará sentir a vítima das circunstâncias.
E a realidade pode ser outra… porque hoje acordei para aquele lado e este é o Porto que eu gosto.
É fácil identificar o seu carácter e a sua gente, é isto a sua história real, não a esplanada que ontem se montou ou o aparato turístico de fachada.
É como eu, do tipo português, dos heterónimos, é rica por ser múltipla, é mais que qualquer cidade europeia.
Não, não será mais uma…

11 comentários:

Unknown disse...

Vitor!
I love these first two drawings, are they done in pen & ink? The yellow is very cool, and they both have great sense of contrast. Are they from your city?

Vitor Hugo Matos disse...

Thank you, andrea.
Yes, this two drawings are done in pen and Chinese ink. The yellow is in oil-pencil. They are both from my cities, Barcelona and O'Porto.
This is my true expression, hard and delicate. Contrasted.
O'Porto deserves a visit ;)

Lady Sandwong disse...

Oye, yo pensaba que no te gustaban los fados... Desde luego, cuidado que te vas a acabar convirtiendo en el portugués más portugués de todo Portugal, jejeje... Hasta lo vas a echar de menos cuando estés en Barcelona Es muy bonita la música, y los dibujos también, ya me gustaría a mí dibujar así ¡qué envidia! Qué pena que tu encuesta ya esté cerrada, hombre. Yo hubiera votado por el vuelo acrobático.

Anónimo disse...

Um simples gostei…
De alguém que conhecia a força da caneta bic negra a dançar com lápis amarelo de óleo e encontrou um deambular de palavras surpreendentemente cativantes.
Escolheria voo plano…adorava ver o mundo e adormecer a voar…

Inês disse...

Saudades do Porto e das suas gentes...

Eu diria que o Porto é mais que qualquer cidade. É a minha - outra portuguesa-tipo... ;)

Vitor Hugo Matos disse...

Hummm, cativante em todas as vertentes artísticas? Quem me dera! Ahahah! Mas tu sabes Joana, que para surpreender ainda estou à altura.

Vitor Hugo Matos disse...

"...não há nada como o rio da minha aldeia..." sim, porque é "minha".
É um rio de memórias que correm transparentes como a água, como se estivesse lá agora mesmo. Livro-me de prejuizos e faço-a inesquecivel.
Sujo o rio!? Onde podes apanhar doenças incuráveis só ao toque de um dedo!? Bah! É um rio de vida, perguntem lá aos miudos que saltam da ponte para um mergulho...ou então são também esquizofrénicos, perderam a noção de lugar.
Inês, bem no fundo da paranóia futurista e divertida, és uma nostálgica e devias escrever na revista "A Águia" como representante do saudosismo ;)

Vitor Hugo Matos disse...

Ah, e és uma fixe! Ahahah!

Unknown disse...

já percebi:)

Vitor Hugo Matos disse...

ui!!! Ao fim de leres quantas vezes!?

Inês disse...

Então como é?! Passado, Presente... e Futuro? Se eu sou da "A Águia" tu és da "Orpheu"... e esses voos futuristas não deviam acabar ao fim de umas quantas planagens na blogosfera! Vá lá Vitor! Vá lá...